Endocrinologia| Emagrecimento| Ortomolecular | Medicina Esportiva

HIPERTIROIDISMO

Você está perdendo peso muito rapidamente? Sente tremores e palpitações? Tem se sentido mais inquieta e muito ansiosa? Tem tido Insônia?

Sinal Amarelo: Isso Pode Ser Sinal de HIPERTIROIDISMO.

Bem, o hipertireoidismo ocorre quando a tireoide, glândula responsável pela regularização do metabolismo, produz uma grande quantidade de  T3, T4 ou ambos.

O hipertiroidismo é mais comum em mulheres entre as idades de 20 a 40 anos, mas os homens também podem ter essa condição.

Os principais sintomas envolvem nervosismo, ansiedade, inquietação; perda de peso, suor excessivo; menstruação irregular; palpitações cardíacas; tremores nas mãos; sensação de calor, dificuldades de dormir e de concentração.

A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. Acontece quando o nosso corpo fábrica anticorpos que vão atacar a tireoide fazendo com que ela se acelere passando a funcionar sozinha sem o controle da hipófase.

Outras causas menos comuns de hipertireoidismo incluem tumores na glândula tireoide, que podem secretar excesso de hormônio tireoidiano.

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais para verificação dos níveis de hormônios e pode também ser pedido exames de imagem para verificação da forma, tamanho da tireoide e também para verificar a existência de nódulos. O endocrinologista é quem vai diagnosticar e tratar o hipertiroidismo.

O tratamento é feito com medicamentos antitireoidianos para a diminuição da quantidade de hormônio produzido pela tireoide, betabloqueadores, iodo radioativo e cirurgia, tudo dependerá do tipo de tireoide do paciente.

É importante manter consultas periódicas para monitoramento dos níveis de hormônios da tireoide e também a verificação de cálcio, para que os ossos se mantenham fortes.