Endocrinologia| Emagrecimento| Ortomolecular | Medicina Esportiva

Nódulos da Tireóide

Nódulos da Tireóide

Você sentiu um caroço ou um aumento no pescoço? Isso pode ser um Nódulo da Tireoide, mas tenha Calma!  A maioria é Benigno.

Procure um Endocrinologista!

Nódulos da tireoide se desenvolvem quando o tecido da tireoide cresce em um pequeno nódulo.

Alguns nódulos são sólidos e outros contêm líquido. Se um nódulo contém apenas líquido, é chamado de cisto.

Bócio é quando toda a glândula tireoide fica aumentada. Bócios podem conter nódulos da tireoide.

É importante saber que Nódulos da Tireoide são extremamente comuns e conforme vamos envelhecendo, é provável que desenvolvamos nódulos da tireoide. 

Por volta dos 50 anos, metade das pessoas tem nódulos da tireoide, mas apenas um pequeno número se torna grande o suficiente para sentir e apenas 5% dos nódulos da tireoide são malignos.

Sintomas:

  • Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente.
  • Inchaço no pescoço.
  • Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos.
  • Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem.
  • Dificuldade para engolir.
  • Problemas respiratórios.
  • Tosse constante.

O diagnóstico inicial é feito através de exames de sangue para avaliar a quantidade de hormônio da tireoide que está sendo produzida.

Embora muitas pessoas tenham nódulos na tireoide, muito poucas causam problemas e por esse motivo, testes para procurar nódulos em pessoas que são saudáveis ​​e que não apresentam sintomas, não são recomendados.

Alguns nódulos da tireoide produzem hormônio extra da tireoide – O Hipertiroidismo.

Pessoas com hipertireoidismo podem sentir-se ansiosas, excessivamente quentes e trêmulas. Geralmente perdem peso e se sentem cansadas. Estes nódulos, chamados quentes, têm um risco muito baixo de câncer.

A maioria dos nódulos da tireoide não produz hormônio extra da tireoide, chamados as vezes de nódulos tireoidianos “frios”. Geralmente os pacientes não percebem estes nódulos quando pequenos, porém quando são muito grandes, podem empurrar a traqueia ou o esôfago, causando pressão ou desconforto.

Nódulos frios têm um pequeno risco de câncer de tireoide.

Teste para câncer de tireóide

A ultrassonografia do pescoço é a melhor ferramenta para analisar o tamanho e a forma do nódulo tireoidiano. Muitos nódulos não precisam de biópsia. Alguns são monitorados com ultrassonografia de acompanhamento.

Se o nódulo parecer conter um câncer, o próximo passo é realizar uma biópsia por aspiração com agulha fina. Um patologista testará a amostra e fornecerá resultados, geralmente rotulando-a como benigna, indeterminada, suspeita ou positiva para um câncer.

O tratamento depende do tipo de nódulo da tireoide. Especialistas recomendam a remoção cirúrgica da tireoide para nódulos cancerosos ou suspeitos. Após a cirurgia, terapia com iodo radioativo pode ser usada para destruir quaisquer células tireóideas remanescentes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Open chat
Fale com a Dra. Bruna
Olá, Me chame aqui para tirar dúvidas ou agendar sua consulta!