Endocrinologia| Emagrecimento| Ortomolecular | Medicina Esportiva

O Sono e o Processo de Emagrecimento

O Sono e o Processo de Emagrecimento

Que ter uma boa noite de sono é importante, todos nós já sabemos. O que pode ser novo é o fato de que dormir bem contribuirá para o seu emagrecimento e não dormir, fará com que você tenha mais dificuldade para perder peso.

Uma pessoa normal precisa em média de 6 a 8h de sono diários para ficar bem, ou seja, repor suas energias e regular as funções corporais. E também, se saudável, ela perde dormindo, cerca de 80 kcal por hora de sono, o que por si só, não emagrece, então perguntamos: No que, de fato, dormir bem vai interferir no emagrecimento?

Em muitas coisas, mas o mais importante é  que uma boa noite de sono vai manter regulados  dois hormônios muito importantes para o controle da fome: A Grelina e a Leptina.

A Grelina é um hormônio que estimula o apetite e quando dormimos pouco sua produção é automaticamente aumentada, ou seja, a fome e a vontade de comer também aumentam. Já a Leptina, hormônio que promove a sensação de saciedade e contribui muitíssimo para controlar as compulsões alimentares e para regular o apetite quando sentimos aquela vontade louca de comer, só é produzida e liberada durante o sono.

Quer mais? Vamos lá…Dormir bem estimula o hormônio do crescimento que ajudará na redução da gordura corporal, na renovação celular, na manutenção da quantidade de massa magra e no funcionamento do sistema imune. Também vai contribuir muito para que você não fique estressado, pois com a falta de sono, a adrenalina e o cortisol aumentam e além de impedirem a queima de gordura, ainda contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Dormir bem também ajuda na produção de melatonina, que por sua vez, ajuda a controlar a produção de hormônios femininos, o que combate o acúmulo de gordura. 

E além disso tudo, uma noite de sono contribuirá para que você levante super bem disposta (o) e consiga perder muitas calorias em suas atividades físicas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Open chat
Fale com a Dra. Bruna
Olá, Me chame aqui para tirar dúvidas ou agendar sua consulta!